sábado, 31 de janeiro de 2009

Merchandising e Publições

Muitos produtos ligados à franquia The Simpsons foram lançados, com a família estampando de camisetas a pôsteres. Os parques Universal Studios Orlando e Universal Studios Hollywood lançaram uma atração baseada no show em 2008. [9] A família Simpson inspirou versões de jogos de tabuleiro como Banco ImobiliárioDetetiveScrabble, e Jogo da Vida[10], assim como uma série de cartões da Wizards of the Coast.Muitos produtos ligados à franquia The Simpsons foram lançados, com a família estampando de camisetas a pôsteres. Os parques Universal Studios Orlando e Universal Studios Hollywood lançaram uma atração baseada no show em 2008. [9] A família Simpson inspirou versões de jogos de tabuleiro como Banco ImobiliárioDetetiveScrabble, e Jogo da Vida[10], assim como uma série de cartões da Wizards of the Coast.Muitos produtos ligados à franquia The Simpsons foram lançados, com a família estampando de camisetas a pôsteres. Os parques Universal Studios Orlando e Universal Studios Hollywood lançaram uma atração baseada no show em 2008. [9] A família Simpson inspirou versões de jogos de tabuleiro como Banco ImobiliárioDetetiveScrabble, e Jogo da Vida[10], assim como uma série de cartões da Wizards of the Coast                                                                                                                                                                                    Publicações

Existem dois tipos de material em papel em torno da série. Há livros, revistas, pôsteres, revistas em quadrinhos, calendários e afins com histórias dos personagens. Geralmente eles são publicados pelos criadores ou detentores dos direitos autorais da marca. Fazem parte deste universo livros como "The Simpsons: A Complete Guide to Our Favorite Family", lançado nos Estados Unidos em novembro de 1997, "Simpsons Postkartenbuch: Beste Grüße von den Simpsons", lançado na Alemanha em junho de 2007 e "I Simpson: La Guida Completa Alla Nostra Famiglia Preferita", lançado em 1999 na Itália.

Há ainda os livros que discutem temas como psicologiafilosofiapolíticareligião, relações sociais e o mundo contemporâneo a partir dos desenhos de Matt Groening. São exemplos dessa lista livros como "The World According to the Simpsons - What Our Favorite TV Family Says About Life, Love, And the Pursuit of the Perfect Donut", de Steven Keslowitz, lançado nos Estados Unidos em abril de 2006, "Machiavelli Meets Mayor Quimby - Political Commentary in the First Season of The Simpsons", de Natham Thoms, lançado nos nos Estados Unidos em janeiro de 2005 e "Planet Simpson - How a Cartoon Masterpiece Defined a Generation", de Chris Turner, lançado nos Estados Unidos em novembro de 2004.

No Brasil: Em 2006 foi lançado o livro De Olho em Springfield - do autor Johan L. Lagger pela editora Panda Books. O Livro possui 196 páginas com curiosidades sobre a série, além de um guia completo de apisódios até a temporada 17. Foi o primeiro livro lançado por um fã brasileiro da série.

Continuidade

Diferentes informações sobre o universo de The Simpsons são lançadas a cada episódio, o que dificulta a tarefa de elaborar biografias consistentes. Para se ter uma idéia da quantidade de controvérsias geradas a partir de problemas com continuidade, de acordo com o livro "Simpsons Fun Calendar", publicado em 1993 por Matt Groening, Maggie teria nascido em 19 de agosto de 1985 e Bart em 17 de dezembro de 1979. Já no livro UFA, Groening afirma que Bart nasceu em 1 de abril de 1980. Mas, no episódio "My Sister, My Sitter", Bart diz que é dois anos e trinta e oito dias mais velho que Lisa, o que faria com que seu nascimento tivesse ocorrido em 25 de junho de 1982.
Há ainda muitas outras controvérsias geradas pela continuidade. Tome por exemplo o endereço da residência dos Simpsons em Springfield, que mudou de 94, 59, 1094, 723 e 742 Evergreen Terrace, o mais provável por ter sido citado por Matt Groening numa entrevista à apresentadora de televisão Oprah Winfrey. O endereço em Evergreen Terrace (Terraço Sempre-Verde) é uma homenagem à rua em que Matt Groening viveu quando criança.
Como último exemplo de problemas de continuidade, cabe mencionar os números de telefone da família Simpson. Antes do episódio "Simpson and Delilah", o número de casa era 555-6528, depois dele, passou a ser 555-7334. O mesmo vale para o telefone do trabalho de Homer. Antes do episódio era 555-6832 e depois virou 555-6754. Já na terceira temporada, o número de casa é 555-8707. No episódio "Mr. Plow", os telefones do comercial de TV de Homer mudam novamente. O de sua casa é 555-3223 e o do trabalho é 555-3226 Por fim, no desenho "The Canine Mutiny", Bart assina uma proposta de cartão de crédito com o telefone 555-3126. Apesar desses indícios, pode se pensar na possibilidade que ocorreu no episódio em que os Simpsons vem para o Brasil (Feitiço de Lisa). Neste episódio mostra que a operadora de Springfield muda constantemente de sistema, além de demonstrar que Homer fica sem pagar sua conta de telefone.
Como os produtores da série deixaram de se ocupar com aspectos de continuidade a partir da quinta temporada, especialistas que participam em listas de discussão e sites afins pela web fizeram o mesmo

Vozes

O processo de dublagem, conhecido em Portugal como dobragem, é uma das características que fez da série um sucesso mundial. Há, por exemplo, quem considere a versão espanhola de The Simpsons tão boa que seria inclusive melhor que seu original em inglês, devido ao nível da dublagem espanhola que chegou a traduzir alguns nomes, como o de Homer, que se tornou Homero, além da versão espanhola não conter dubladores de vários personagens.[carece de fontes]

Outro ingrediente que trouxe grande popularidade ao desenho nesse aspecto é o fato de um grande número de personalidades, especialmente músicos e astros do cinema, terem contribuído com suas vozes.

[editar]EUA

A dublagem original põe alguns atores em diversos papéis. Dan Castellaneta faz Homer, seu pai Abraham Simpson, e o palhaço Krusty, dentre outros; Julie Kavner dubla Marge e suas irmãs Patty e Selma BouvierNancy Cartwright dubla Bart e várias outras crianças; e Yeardley Smithé a única com apenas um grande papel, Lisa. Os outros dubladores principais são Hank Azaria que dubla personagens recorrentes como Apu,Moe e Chefe Wiggum, e Harry Shearer, que dubla Seymour SkinnerNed Flanders Sr. Burns e Smithers dentre outros.

[editar]Brasil

No Brasil, ao contrário do original, cada personagem é dublado por um dublador diferente (com exceções, como vovô Simpson sendo sempre dublado pelo dublador de Homer). Com as diversas trocas de estúdio (Herbert RichersVTIAudio CorpAudio News) e direção (Waldyr Sant'anna, Júlio César, Mário JorgeMarco RibeiroGuilherme Briggs) alguns personagens chegaram a ter cinco ou mais vozes diferentes, o que causa muita polêmica quanto ao cuidado e criteriosidade com que é feita a dublagem da série.

Homer fora dublado por Waldyr Sant'anna por 7 temporadas, até abandonar a VTI e ser substituído por Júlio César Barreiros, que tentou fazer um trabalho fiel ao predecessor. Na décima terceira temporada, Mário Jorge trouxe Sant'anna de volta, e este continuou como o personagem até 2007, quando a FOX resolveu substituí-lo devido a um processo aberto por Sant'anna pelo uso da dublagem em DVD (o contrato só daria direito de uso em TV aberta). Barreiros fez um teste para voltar ao papel, mas Carlos Alberto fora escolhido e dubla Homer desde o filme.[8]Marge foi dublada por Selma Lopes até a sétima temporada, mas depois voltou à voz original após o falecimento de Nelly Amaral, em setembro de 2002. Bart foi dublado por Peterson Adriano até a sétima temporada, sendo substituído por Rodrigo Antas. Lisa foi dublada por Nair Amorim da primeira até a sétima temporada, sendo substituída por Priscila Amorim entre os anos 8 e 14, e atualmente é dublada porFlávia Saddy, que começou seu trabalho na décima quinta temporada.

[editar]Dublagem

[editar]Portugal

Em Portugal, toda a série televisiva é transmitida nas vozes originais mantendo assim as carismáticas vozes, sendo a série transmitida legendada há largos anos no canal RTP 2 e também na FOX Portugal.

Episódios

A série conta atualmente com 20 temporadas. As onze primeiras temporadas já estão disponíveis em DVD.

primeira temporada contou com apenas 13 episódios. Os desenhos foram ao ar nos Estados Unidos entre janeiro e dezembro de 1989 e maio de 1990. Esta temporada é a única que não possui um especial de Dia das Bruxas.

A segunda temporada introduziu diversos novos personagens, como Troy McClure e o Dr. Hibbert. Os 22 episódios foram ao ar no horário nobre entre outubro de 1990 e julho de 1991. Diversos artistas emprestaram suas vozes para o desenho, dentre eles Dustin HoffmanDanny DeVitoRingo StarrLarry KingJames Earl Jones e Tony Bennett (que foi a primeira pessoa a aparecer no show como ele mesmo). O episódio de abertura, A Prova Final de Bart, é o segundo mais visto do programa, com 33 milhões de telespectadores nos Estados Unidos (o primeiro é Quem Matou o Senhor Burns?). No dia 25 de outubro de 1990 foi exibido o primeiro especial de Dia das Bruxas, chamado deTreehouse of Horror. Foi a primeira vez que a série ganhou um Emmy[carece de fontes].

A terceira temporada, exibida entre setembro de 1991 e maio de 1992, teve como convidados o músico Sting e a banda Aerosmith (a primeira banda a aparecer no desenho). Nela, um episódio-chave da série conta como Homer se casou com Marge e conseguiu o emprego na usina nuclear. Em outro episódio, Homer prepara uma bebida com base em xarope para crianças, o Moe Flamejante.

quarta temporada teve 22 episódios e foi ao ar pela primeira vez entre setembro de 1992 e maio de 1993Barry WhiteElizabeth Taylor eRed Hot Chili Peppers figuram entre os convidados do show.

[editar]No Brasil

No Brasil, o primeiro episódio foi ao ar em abril de 1991.

[editar]Closed Captions

Mesmo que os episódios sejam exibidos no Brasil pela Rede Globo, as legendas ocultas (Closed Captions) exibidas estão em inglês. Em alguns episódios, as legendas chegam a ser escritas em maiúsculas. Normalmente, do começo do episódio até a exibição do nome do diretor (Directed by), elas são exibidas na parte superior da tela. Depois, no restante do episódio, as legendas ficam na parte inferior da tela.

Cronologia dos Personagens

Factos marcantes dos personagens, embora a linha do tempo não seja fixa (ver Continuidade).

AnoEvento:
1955No dia 10 de maio nasce Homer Jay Simpson, filho de Abraham Simpson e Mona Olsen.[3]
1957Dois anos mais tarde, no dia 23 de outubro, nasce Marjorie Bouvier, filha de Clancy Bouvier e Jacqueline Bouvier.
1974Homer e Marge vão para a faculdade[4]
1982Homer e Marge casam-se; Homer consegue o emprego na usina/central nuclear e nasce Bartholomew J. Simpson.[5]
1984Os Simpsons mudam-se para o Evergreen Terrace; nasce Elizabeth Marie Simpson.[6]
1989Nasce Margaret SimpsonHomer e Marge fazem dez anos de casamento; Bola de Neve II no natal, torna-se o gato da família após a morte de Bola de Neve I; O Ajudante de Papai Noel torna-se o cão da família.[7]

História dos Personagens


.A série é focada nas aventuras de uma típica família suburbana do meio-oeste norte-americano. O pai, Homer Simpson, é inspetor de segurança da Central Nuclear de Springfield (no Brasil, chamada de Usina Nuclear de Springfield). Marge Simpson, sua esposa, é uma dona de casa estereotipada. O casal tem três filhos: Bart, um garoto rebelde de dez anos; Lisa, uma menina-prodígio de oito anos que adora tocarsaxofone e Maggie, a caçula da família, uma bebê que não fala, mas que é considerada pelos fãs como o mais inteligente e misterioso personagem da série. Completam a família um cachorro chamado Santa's Little Helper (no Brasil, Ajudante de Papai Noel), além de um gato chamado Snowball (no Brasil, Bola de Neve). Os produtores decidiram que os personagens não envelheceriam ao longo da série, embora celebrações como festas religiosas e de fim de ano apareçam com frequência. Há ainda um grande número de personagens menores, desde parentes da família até coadjuvantes eventuais.